quinta-feira, 5 de março de 2015

Esboço Sermão – Por Deus Pai, Filho e Espírito Santo, não há limites

Referência João 8.1-11 

INTRODUÇÃO

A paz de Cristo. 
O que você faria para ter mais intimidade com Deus? 
Você ficaria em oração esperando que um vento impetuoso soprasse para que você fosse batizado com o Espírito Santo? 
Qual é o seu limite?

Eu digo isso porque fui tremendamente impactado esta semana. Ao subir o monte pra orar me deparei com uma adolescente cadeirante e especial, que segundo a família, pediu para fazer uma campanha de oração no monte a fim de ser curada. 
Outra experiência também impactante se deu quando vi jovens pedindo dinheiro no semáforo para ir ao retiro da igreja e depois fiquei sabendo que o dinheiro nem mesmo era pra quem estava pedindo, mas sim, pra pagar o retiro pra pessoas que não tinham como pagar. 
Ambas as situações tem um único objetivo, aproximar-se de Deus, contemplar a Deus, ter experiências com Deus.
É fato que dificilmente haverá intimidade com quem quer que seja, sem que haja aproximação, tempo juntos e diálogo. Deus quer que tenhamos intimidade com Ele, mas isso depende muito mais de nós do que d’Ele.
Em relação a Deus, a salvação é pela graça e não por méritos, mas com relação à intimidade, isso exige esforço e dedicação todos os dias, ir além dos limites.
Nesse sentido de superar limites e querer estar sempre próximo a Jesus, escolhi um personagem bíblico que pode até parecer improvável, mas não é, quero falar sobre Maria Madalena.

DESENVOLVIMENTO

Maria Madalena, era discípula de Jesus Cristo, não se sabe se Madalena era seu nome ou se representava sua cidade natal (Maria, de Magdala). A segunda possibilidade é mais provável.
Jesus expeliu sete demônios dela (Mc 16.9, Lc 8.2)
Maria Madalena tem atitudes de superação para estar perto de Jesus:

1) Quem busca intimidade com Deus, supera o limite da solidão.

“E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir; Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”. (Mt 27.55-56)
Durante o ministério terreno de Cristo, Maria, junto com outras mulheres, seguia e cuidava das necessidades de Jesus. Maria Madalena servia a Jesus financeiramente e com as suas posses. O que importava para ela não eram as tarefas e sim seguir e servir ao Senhor. Estar junto de Jesus. Sem sombra de dúvidas, Maria Madalena sentia-se feliz em estar na companhia de Jesus, o Cristo.
Você tem buscado andar na presença de Jesus ou está isolado em meios aos seus problemas?

 2) Quem busca intimidade com Deus, supera o limite do medo.

“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena”. (Jo 19.25)
Maria Madalena acompanhou de perto a hora da morte na cruz.
A devoção de Maria Madalena pelo Senhor é impressionante, pois enquanto os discípulos fugiam e se escondiam após a morte de Jesus, ela foi corajosa, ficou para trás para observar onde José de Arimateia o sepultaria. Mesmo após a morte de Jesus, ela não o abandonou.
“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado...” 
                                                                                                                            (Jo 20.19)
3) Quem busca intimidade com Deus, supera obstáculos por amor e amizade.

Os discípulos estavam trancados e escondidos, mas Maria Madalena voltou sozinha ao túmulo e chorou pelo Senhor. Quando temos intimidade com alguém e amamos, quando ocorre algo, somos levados às lágrimas. 
Você já chorou pelo Senhor?
“E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”. (Jo 20.11-13)
Dois anjos apareceram e lhe perguntaram qual a razão das lágrimas.  Subitamente, no momento do seu maior desespero, Cristo apareceu, mas ela não foi capaz de reconhecê-lo. Mesmo assim, ela foi a primeira pessoa a ver o Senhor ressurreto. Quem tem intimidade, tem privilégios.

4) Quem busca intimidade com Deus, conhece a sua voz.

“Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre”. (Jo 20.16)
Mas quando Cristo gentilmente a chamou pelo nome, ela o reconheceu imediatamente. Quando não temos intimidade não sabemos nem o nome da pessoa de memória, quanto mais conhecer a voz. Maria Madalena conhecia a voz de Jesus porque tinha intimidade com ele e era sua discípula.
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”. (Jo 10.27)

CONCLUSÃO

Maria Madalena superou todos os limites em prol do Senhor, dedicando-se a Jesus em sua vida, na morte e ressurreição.

Em Cristo, 
Pr. Anderson Vieira