quarta-feira, 28 de setembro de 2016

AS RAPOSAS PODEM DESTRUIR NOSSAS VINHAS

A paz de Cristo. Existem algumas atitudes que resolvi comparar a raposas, já as vinhas representam as bênçãos de Deus.
Quero enumerar 06 raposas (atitudes comportamentais) que podem estar destruindo as nossas preciosas vinhas:

1ª) Desejo desenfreado - desejo de conseguir tudo a qualquer preço, o desejo da carne. Temos como exemplo Caim, vejamos o que o desejo incontrolável o fez fazer.
E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.  (Gn 4.6-8)

2ª) Ansiedade – Nos faz agir sem pensar. Temos como exemplo o rei Saul.
Então disse Samuel a Saul: Procedeste imprudentemente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. (I Sm 13.13)

3ª) Descuido – Exemplo Sansão, cuidado com o que fala, cuidado onde pisa. Temos que estar sempre vigilantes.
E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem. Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro. Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força. (Jz 16:17-19)

4ª) Inveja – A inveja nos leva à destruição e insatisfação permanente.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. (Tg 3.16)

5ª) Maledicência – Tira a confiança das pessoas em ti, além de desagradar a Deus.
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem? (Tg 4. 11-12)

6ª) Mentira – Interfere na comunhão com Deus e sabemos que o pai da mentira é o diabo.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. (Ef 4.25)

Reflitamos e não deixemos que as raposas destruam as nossas vinhas.

Em Cristo,

Pr. Anderson Vieira